quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lição 10: Assembleia de Deus — 100 anos de Pentecostes (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO ESPECIAL DA EBD)

(Caro professor, o presente teste é um material que o Senhor tem me permitido elaborar a cada aula, o qual tenho repassado aos meus alunos com o objetivo de reforçar a assimilação do conteúdo da lição. Sugiro a você que o avalie e caso julgue conveniente também se beneficie dele, aplicando aos seus alunos. Deus lhe abençoe!)

Lição 10: Assembleia de Deus — 100 anos de Pentecostes

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO COMENTADO AO FINAL DO TESTE.


I. O CHAMADO MISSIONÁRIO DOS PIONEIROS
1- O jovem sueco Daniel Berg era crente presbiteriano e conheceu a nova doutrina do batismo com o Espírito Santo nos Estados Unidos, por meio do pastor Lewi Pethrus, que fora seu amigo de infância.
 (  ) Certo  (  ) Errado
2- O jovem sueco Gunnar Vingren era crente batista e trabalhara como evangelista na Suécia. A partir de novembro de 1903 foi morar nos Estados Unidos. Em novembro de 1909, recebeu o batismo com o Espírito Santo, numa conferência em Chicago.
 (  ) Certo  (  ) Errado
3- Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram em 1909, na cidade de Chicago. Os dois descobriram que tinham uma chamada missionária. Um membro da Igreja Batista, que Vingren pastoreava, profetizou que eles iriam para um lugar chamado “Pará”.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL
 4- Decididos a atender ao chamado divino para a obra missionária no Brasil, Vingren deixou em 12 de outubro de 1910, o pastorado da igreja em South Bend e Daniel Berg saiu do seu emprego numa quitanda em Chicago. Assim embarcaram em Nova Iorque, na terceira classe do navio Clement, rumo ao Brasil.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- Vingren e Berg chegaram a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910. Em Belém, moraram no porão da Igreja Batista. Quando começaram a falar o idioma português, pregavam nos cultos e reuniões de oração da igreja. Evitavam, porém, pregar a respeito do batismo com o Espírito Santo.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Celina Martins Albuquerque, membro da Igreja Batista, creu na mensagem pentecostal pregada pelos jovens missionários e recebeu o batismo com o Espírito Santo quando orava de madrugada em sua casa, no dia 2 de junho de 1911, juntamente com outra irmã da sua igreja, Maria de Nazaré.
(  ) Certo  (  ) Errado
7- O batismo com o Espírito Santo da irmã Celina Albuquerque, e também, da irmã Maria de Nazaré, muito alegrou a todos na Igreja Batista de Belém. Prova disto, é que apoiaram a criação da Missão de Fé Apostólica, que nasceu na casa de Celina Albuquerque no dia 18 de junho de 1911, e em 11 de janeiro de 1918 foi registrada oficialmente como Sociedade Evangélica Assembleia de Deus.
 (  ) Certo  (  ) Errado
III. DO NORTE PARA TODO O BRASIL
8- Logo depois do inicio do trabalho, a partir de 1914, novos companheiros missionários foram chegando. Assim, os membros das igrejas, missionários estrangeiros e pregadores nacionais, impelidos pelo ardor evangelístico pentecostal, começaram a visitar outros Estados, principalmente onde tinham parentes. Dessa maneira, apesar das muitas lutas e perseguições, aconteceram os primeiros passos para a fundação de igrejas em todas as regiões do país.
 (  ) Certo  (  ) Errado
9- Com relação ao desenvolvimento doutrinário nas Assembleias de Deus, podemos dizer que o mérito realmente é dos pregadores nacionais, tendo sido pequena a participação dos missionários estrangeiros nesta área.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Para honra e gloria do Senhor, a igreja Assembleia de Deus chegou ao seu primeiro centenário apresentando um crescimento vertiginoso e acelerado, consolidando-se como a maior expressão do pentecostalismo brasileiro.
(  ) Certo  (  ) Errado



Gabarito comentado:


1- Errado - O jovem missionário Daniel Berg era crente batista. Ele realmente conheceu a doutrina do batismo com o Espírito Santo por meio de seu amigo Lewi Pethrus, mas na Suécia e não nos Estados Unidos.
2- Certo – Inclusive, o trabalho evangelístico de Gunnar Vingren na Suécia serviu como modelo para a missão no Brasil, pois lá também os missionários partiam de dois a dois com recurso apenas de ida.
3- Certo – Foi assim que o Senhor fez, para que sua Palavra chegasse até nós.
4- Certo - Durante o período em que estavam no navio enfrentaram dificuldades e a comida era ruim. Porém, oraram por um companheiro de viagem e evangelizaram um outro que veio a aceitar a Cristo como Salvador.
5- Errado - Vingren e Berg pregavam sim, a respeito do batismo com o Espírito Santo. O objetivo deles era pregar o evangelho de poder aos seus ouvintes.
6- Certo- Estas irmãs, foram as primeiras em solo brasileiro, a receberem a promessa do Espirito Santo através da mensagem pentecostal, pregada pelos jovens missionários.
7- Errado- Apesar de ser o que deveria ter acontecido, infelizmente, na obra de Deus a perseguição às vezes surge dentre os próprios irmãos. O que a liderança daquela igreja fez na verdade foi expulsar 13 de seus membros que creram na doutrina pentecostal.
8- Certo- O senhor preparou muitos obreiros para o crescimento da sua seara.
9- Errado- Com relação ao desenvolvimento doutrinário nas Assembleias de Deus, os missionários escandinavos tomaram iniciativas decisivas com: fundação de jornais (Boa Semente, O Som Alegre, Mensageiro da Paz), criação das Lições Bíblicas para a Escola Dominical, editaram os primeiros hinários (Cantor Pentecostal e Harpa Cristã), publicaram livros e folhetos evangelísticos, promoveram as primeiras Escolas Bíblicas que duravam um mês, e fundaram a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) em 1940.  Em 1936, os primeiros missionários das Assembleias de Deus norte-americanas chegaram oficialmente ao Brasil. Eles passaram a atuar juntamente com a liderança sueca, principalmente no ensino bíblico e, investiram na publicação de livros teológicos, no ensino teológico formal e no estabelecimento gráfico da CPAD.
10- Certo- “Foi o Senhor quem fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos (Sl 118.23)”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário