segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nossa reconciliação com Deus (Postagem 2)Gloriando-nos nas tribulações.

Nossa reconciliação com Deus (Postagem 2)Gloriando-nos nas tribulações.

Romanos 5:1-11
1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 - Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Gloriando-nos nas tribulações


 

Trecho em destaque: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações;” (v.3)

       Alcançamos a “paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”, através da justificação que ele operou em nós no calvário. Porém, ainda não tomamos posse da herança da vida eterna, apenas nos “gloriamos na esperança da glória de Deus”, porque ainda permanecemos nesta vida. 

Se existe algo que é próprio dessa vida, este algo se chama “tribulações”.
 

        Agora... Se existe algo que é próprio dessa vida, e comum a todos, tanto justos quanto maus, este algo se chama “tribulações”.
Paulo, porém, diz aqui que elas não impedem que nos gloriemos. Na verdade, a Palavra de Deus diz que até nelas nós somos mais do que vencedores. 
O verdadeiro servo de Deus jamais esfria na fé por causa das tribulações. Pelo contrario, a tribulação produz nele ainda mais paciência, que também é traduzido como perseverança.
E a partir dai, iniciasse em sua vida uma cadeia de bênçãos: “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (v.4-5)

E quem não toma a sua cruz... não é digno de mim."


E assim segue o crente, vencendo uma a uma as lutas, carregando cada dia a sua cruz, glorificando aquele que levou a cruz maior por ele. E aquele que levou a cruz maior também disse: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 10.38-39).
Talvez depois de relembrar este versículo, você já esteja vendo suas lutas de uma maneira um pouco diferente. Já lhe ocorreu que nós podemos estar procurando salvar, e ganhar, e aproveitar as nossas vidas da maneira errada. Dando mais valor do que deveria àquilo que não merece tanto credito, e deixando de valorizar aquilo que realmente é importante.
É provável que uma simples revisão de valores possa eliminar de sua vida uma série de lutas. Quer um exemplo? Pode ser que você ande tremendamente angustiado porque acredita que precisa trocar seu carro, mas não tem dinheiro pra isso no momento. Se você se conformar em ficar com o seu carro até ter condições de trocá-lo, sua angustia automaticamente desaparecerá. Porém, você só conseguirá fazer isso se puder reconhecer que Deus tem lhe dado bens muito mais preciosos que o seu carro.
Pode ser que, frequentemente, estejamos nos esquecendo de que tudo isso aqui é muito passageiro.

"DEUS é o nosso refúgio e fortaleza"
 

          Pode ser, ainda, que estejamos nos esquecendo de que ele não nos desampara. Que ainda que soframos, não seremos destruídos, pois a sua palavra diz: “Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.” (Salmos 37:24) Esquecendo que “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46:1)
Na verdade, ele só quer saber se você é capaz de também sofrer um pouco por amor a ele.  Ele se fez homem, para dar a vida por você! Ele quer ver agora se você pode dar a sua a ele!?
“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (II Corintios 5:15)

Refugiado em Deus, tomando cada dia minha cruz.                            
Sidone Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário