segunda-feira, 27 de junho de 2011

O tesouro escondido (post 3) Renunciando o mundo com alegria.

O tesouro escondido (post 3)

 (Mateus 13:44-46)
44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 - Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 - E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Renunciando o mundo com alegria.



Trecho em destaque: “e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem” (v.44)

Este homem achou o tesouro escondido, que maravilha! Mas ainda era necessário algo para realmente ser o dono do tesouro, comprar o campo onde ele estava escondido. Isso não saiu barato, na verdade o homem teve de se despojar de tudo para comprar o tal campo.
E agora eu lhe pergunto... O que você acha? Será que foi penoso pra este homem abrir mão de tudo para tomar posse do seu tesouro? A resposta é: Absolutamente! Pelo contrario, a Escritura diz que foi com gozo, pelo gozo do tesouro ele se despojou de tudo, sem pesar algum.
Esta mesma experiência também foi vivida pelo apóstolo Paulo. E se alguém imaginar que ele teve algum remorso em abrir mão das coisas, que ele dantes considerava valiosas, por amor a Cristo, escute o que ele diz: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,” (Filipenses 3:7-8) Diante do tesouro de Cristo, as riquezas do mundo se transformam em lixo.
A bíblia é muito clara ao afirmar, que é impossível comprar o campo do tesouro do Reino dos céus, sem se desfazer das paixões mundanas: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)
Agora o que é inconcebível...  É que nós encontremos alguma dificuldade para fazer essa troca. Porque é como trocar um palito de fósforos por um carro importado zero quilômetros, é como trocar uma folha de papel por um apartamento a beira mar. E quando nos desprendemos da pobreza do mundo, que achávamos que era riqueza, percebemos que não é difícil obedecer a Deus e que seus estatutos não são penosos: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (I João 5:3)
Se você tem encarado como algo trabalhoso ou sacrificante o ato de renunciar o mundo para seguir a Cristo, quero lhe dizer que você precisa ajustar a sua visão espiritual, aprender a enxergar o quanto é precioso uma vida na presença de Deus. E quando você fizer isso, nem se lembrará mais do mundo, por causa da alegria do tesouro que você possui.
 “Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.” (Salmos 100:2)

Servindo alegremente ao meu Senhor e renunciando o mundo por amor a ele

Sidone Gouveia

O tesouro escondido (post 2) A Preciosidade oculta  

O tesouro escondido (post 4) Adquirindo o campo do tesouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário