quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lição 10: A atuação social da Igreja (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 10: A atuação social da Igreja

Caro professor, o presente questionário contém dez questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.


I. POBREZA: UMA REALIDADE SEMPRE PRESENTE
1- No mundo em que vivemos há um desnível social iníquo e perverso. Isto evidencia claramente a ganância e a presunção dos que, desprezando os preceitos bíblicos, buscam lucrar com a miséria de seus semelhantes.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- Ao criar a terra, o Senhor providenciou todos os meios para que as nossas necessidades fossem dignamente supridas. Mas por causa do pecado, a escassez e a má distribuição dos recursos naturais passaram a fazer parte de nosso cotidiano.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- O crente não pode deixar de lutar contra a miséria espiritual. Já quando falamos da miséria moral e da miséria social não há muito que possamos fazer.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. QUESTÕES SOCIAIS NO ANTIGO TESTAMENTO
4- Em Israel sempre houve pobres. A pobreza decorria de vários fatores: catástrofes naturais, colheitas ruins, guerras e desvios espirituais do povo que sempre acarretavam a correção divina.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- Em Israel o tempo de servidão não poderia ultrapassar seis anos. Depois desse período, o escravo era liberto. E o seu senhor, por seu turno, teria de suprir as suas necessidades para que ele pudesse dar início a uma vida digna.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Em Israel, se o cuidado com os carentes fosse negligenciado, os sacerdotes, usando sua autoridade como lideres do povo, não hesitavam em denunciar energicamente as injustiças.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. O NOVO TESTAMENTO E A AÇÃO SOCIAL DA IGREJA
7- A relevância deste tema, ação social, pode ser vista no final do sermão profético de Jesus, quando Ele, categoricamente, revela quem participará do Reino de Deus: “Vinde, benditos de meu Pai...porque tive fome, e destes-me de comer”
(  ) Certo  (  ) Errado
8- As boas obras são evidências de uma fé viva em Deus, conforme afirma Tiago. No entanto, os que afirmam estarem salvos pela fé em Cristo, não são obrigados a demonstrar sua fé por intermédio de obras.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- A Igreja, à semelhança de Israel no Antigo Testamento, tem um compromisso social diante do Senhor.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- A bíblia contém inúmeras promessas para aquele que se dispõe a fartar a alma aflita, uma dela diz: “então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam”
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito

1- Certo 
2- Certo
3- Errado - O crente não pode tornar-se insensível ante o drama da miséria espiritual, nem moral e nem social. Mas pela Palavra de Deus batalhar contra todas elas.
4- Certo 
5- Certo
6- Errado – Embora os Sacerdotes detivessem a autoridade, quem denunciava as injustiças eram os profetas.
7- Certo
8- Errado – A Palavra é clara, a fé sem obras é morta em si mesma.
9- Certo
10-Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário