quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Lição 11: A influência cultural da Igreja (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


 3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 11: A influência cultural da Igreja
 
Caro professor, o presente questionário contém dez questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

I. A CULTURA ANTES E APÓS A QUEDA
1- Derivada do latim, a palavra “cultura” refere-se às produções sociais e aos costumes das sociedades humanas. A cultura de um povo manifesta-se através de seus hábitos, comportamentos, artes, crenças e valores.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- A capacidade de criar e desenvolver uma cultura é um mérito da raça humana. Por isso, seria incorreto afirmar que nossa cultura pode refletir o amor, a bondade e a verdade do Pai Celeste.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- Tudo o que fazemos tem um caráter social, seja cuidando da terra, seja zelando pelos animais ou administrando nossa família.
(  ) Certo  (  ) Errado
4- A Bíblia afirma que o pecado subjugou a humanidade, comprometendo toda a criação de Deus. Logo, nenhuma produção cultural é perfeita, porque somos imperfeitos por natureza.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. EXEMPLOS BÍBLICOS DE RELACIONAMENTO CULTURAL
5- O jovem hebreu Daniel soube como discernir os prós e os contras da cultura babilônica. Quando os valores de sua fé eram desafiados, ele negociava a fim de encontrar um equilíbrio entre sua vida social e seus princípios espirituais, morais e éticos.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Aprendemos com Paulo e Barnabé, através de sua atitude com os habitantes de Listra, o quanto devemos levar a sério a transformação cultural da sociedade por meio da prática da Palavra de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. EVANGELHO, IGREJA E CULTURA
7- Nascido judeu, Jesus foi educado na lei de Moisés e participou ativamente da história e da cultura judaica. O meigo nazareno anunciou a mensagem de amor e de salvação. Tudo, dentro de um contexto cultural.
(  ) Certo  (  ) Errado
8- A Igreja Primitiva deparou-se com poucas questões de caráter cultural. E estas nunca motivaram nenhum concilio da igreja primitiva.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- A cultura jamais deve ser motivo de divisões no seio da igreja. E uma vez que estamos inseridos num ambiente cultural, não podemos isolar-nos deste, mas utilizá-lo para comunicar a mensagem do Evangelho.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- A mídia impõe sobre nós uma carga cultural completamente oposta aos valores do Evangelho. O Senhor deseja usar cada crente para levar a Palavra de Deus a um mundo que jaz no maligno.
(  ) Certo  (  ) Errado


Gabarito

1- Certo 
2- Errado - a capacidade de criar e desenvolver uma cultura é dom divino. Por isso, nossa cultura pode e deve refletir o amor, a bondade e a verdade do Pai Celeste.
3- Certo 
4- Certo 
5- Errado – Daniel não transigia nem negociava com os seus princípios espirituais, morais e éticos.
6- Certo 
7- Certo
8- Errado – A Igreja Primitiva deparou-se com várias questões de caráter cultural. E estas motivaram o concílio de Jerusalém, o primeiro da igreja primitiva.
9- Certo
10-Certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário