domingo, 11 de dezembro de 2011

Encontrando o escape para a tentação


Encontrando o escape para a tentação


 “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (I Corintios 10:13)

Será que pode haver algum momento na vida do cristão, onde será impossível escapar da tentação de pecar?
Ou seja, existe tentação irresistível?
A palavra de Deus nos garante que não. E nós cremos que esta palavra é a verdade. Agora, uma vez de posse desta verdade, precisamos estar atentos para lidar com as tentações. É importante saber qual a atitude certa a se tomar diante delas, é fundamental conhecer de onde provem as tentações e quem se aproveita delas, interessado em ver a nossa ruína.
Se a palavra nos garante que para toda tentação existe um escape, uma saída, então precisamos saber encontrar esta saída. Precisamos saber qual é a atitude certa a se tomar diante da tentação.
Será que o mais correto seria enfrentar, bater de frente? A bíblia nos adverte para o fato de que a vontade da nossa carne geralmente é mais forte do que nós, veja o que constatou o grande cristão modelo, o apóstolo Paulo:
“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?... Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” (Romanos 7:24-25)
Sendo desta forma, já que esta nossa carne deseja tanto aquilo que desagrada o coração do nosso Deus, e sabendo que ela tem poder para batalhar fortemente contra o nosso entendimento, ainda que compreendamos a importância de se obedecer ao Criador, com certeza, podemos afirmar que a melhor saída é fugir destes desejos.
É também exatamente isto o que a bíblia nos orienta a fazer, fugir destas tentações que podem nos vencer, uma das maiores fraquezas que o ser humano tem demonstrado esta na área da pureza sexual, e a orientação que Deus nos dá para não nos embaraçarmos neste pecado, também é fugir dele: “Fugi da prostituição...” (I Corintios 6:18)
Ignorar a tentação, ou simplesmente imaginarmos que poderemos conviver com ela e controla-la é uma tremenda falta de sabedoria. Os vitoriosos são aqueles que procuram, o quanto antes, se manter bem longe dela.
O próprio Senhor Jesus nos falou a respeito da necessidade de vigiarmos continuamente para não cairmos nas tentações, e ele explicou o motivo disto, a fraqueza da nossa estrutura: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)
Além da nossa natureza carnal a tentação ainda possui outro forte aliado, o sistema de vida deste mundo, e também deste a bíblia diz que temos que fugir: “Saí de Babilônia, fugi de entre os caldeus... os ímpios não têm paz, diz o SENHOR.” (Isaías 48:20,22) É impossível de se viver a vontade de Deus, e vencer as tentações, andando-se em comunhão com este mundo, pois “...Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” (I João 2:15)
Além da carne, e do mundo, existe ainda um que muito se aproveita da tentação para, através dela, tentar atingir o seu objetivo que é nos destruir, este é o inimigo maior, a antiga serpente que desde o principio engana aos que dão ouvidos a sua voz. A bíblia diz que ele está sempre nos rondando para nos incitar às tentações: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (I Pedro 5:8)
Mas felizmente a bíblia também nos garante que se o resistirmos firmemente o venceremos: “...resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
Então como poderemos vencer a tentação e os seus aliados? Do mundo, devemos nos separar, a nossa carne precisamos mortificar e fugir de dar lugar a sua vontade. Fazendo assim, Satanás também já está vencido, e as tentações não nos apanharão.

Fugindo da tentação, mortificando a carne e me separando do mundo, para ter sempre sob os meus pés, a cabeça do inimigo.
  
Sidone Gouveia


Nenhum comentário:

Postar um comentário