quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como ser feliz e bem-aventurado (post4) me separando do mundo


Como ser feliz e bem-aventurado (post4) me separando do mundo




Salmos 1:1-2
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Trecho em destaque: “BEM-AVENTURADO o homem que não... se assenta na roda dos escarnecedores.” (V.1)

Agora o salmista nos ensina outro segredo para sermos felizes e bem aventurados, nos separarmos do mundo e de suas diversões ímpias. Sempre que se fala de “mundo” é importante deixar claro em que sentido esta palavra está sendo usada. Sabemos que a bíblia, em nosso idioma, usa este termo para definir pelo menos três coisas diferentes: o universo criado por Deus, as pessoas que Deus colocou neste universo e o sistema de vida das pessoas que não conhecem a Deus. Neste nosso comentário estamos usando esta ultima definição.
É muito comum, as pessoas que aderem a este sistema de vida, se reunirem para fazer coisas que acreditam que lhes trará alegria para suas almas angustiadas e carentes de Deus.
São estas reuniões que o salmista chama de “roda dos escarnecedores”, nelas inevitavelmente se praticam coisas que não agradam a Deus, e por isso, não fazem bem para nós, porque a vontade de Deus... esta sim, é o melhor para as nossas vidas.
Paulo escreveu nos exortando a jamais nos conformarmos com a mentalidade e com as práticas das pessoas que vivem neste sistema, porque este é o caminho oposto para vivermos a boa vontade de Deus para nós: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
Aquele que manter o seu entendimento renovado pelo conhecimento da vontade de Deus, e esta só pode ser encontrada em sua santa Palavra, este vai estar separado das práticas dos mundanos e consequentemente será feliz.
Então se o crente não deve participar destas reuniões que os ímpios organizam, para praticar coisas que não agradam a Deus, isso significa que os servos de Deus não devem ter vida social?  De maneira alguma! Os cristãos devem procurar se relacionar com os descrentes para comunicar-lhes de alguma maneira o amor de Deus, sem contudo, aprovar ou participar de suas práticas que contrariam a vontade do Pai.
E sobretudo, o cristão deve desfrutar de comunhão com os justos, isso significa integrar uma comunidade local de adoradores e servos do Deus altíssimo. E também buscar promover uma verdadeira integração de toda ela.
O Senhor Jesus deixou bem claro, qual a única forma de sermos realmente reconhecidos como verdadeiros seguidores dele: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35)
No sistema de vida do mundo é normal se buscar alegria no escarnio e na desobediência ao Criador, porque “o mundo está no maligno.” (I João 5:19)
Mas os fiéis tem outra fonte para buscar, não esta, mas a verdadeira alegria: “...eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:18)

Fugindo da roda dos escarnecedores, buscando a comunhão com os santos e a verdadeira alegria na única fonte que a possui, o meu salvador.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lição 5: O Reino de Deus através da Igreja (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 5: O Reino de Deus através da Igreja




MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.



I. O REINO DE DEUS E A IGREJA
1- No passado, Deus comissionou a Igreja de Jesus Cristo para que o representasse neste mundo. No tempo presente, Ele constituiu a nação de Israel, para representá-Lo diante dos outros povos da Terra.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- O Senhor Jesus organizou e preparou um grupo de pessoas para que saísse e proclamasse a mensagem do Reino de Deus. Este grupo veio a formar o núcleo da  Igreja, ela cresceu e continua a chamar pessoas de todas as partes para fazerem parte do Reino de Deus.
 (  ) Certo  (  ) Errado
3- Muitos menosprezam a Jesus Cristo, reduzindo-o a um mero fundador de religião. Por isso, cabe a Igreja apresentá-Lo como o único Salvador do mundo.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. O REINO DE DEUS PRESENTE NA IGREJA
4- Cristo Jesus não deve jamais ser substituído por nenhum outro assunto em nossos cultos e pregações. Ele é o fundamento de todas as coisas.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- Os que ainda não são cidadãos do Reino de Deus podem ver e sentir o amor de Cristo independentemente da nossa comunhão uns com os outros.
(  ) Certo  (  ) Errado
 6- A Igreja de Cristo é um organismo vivo e sua função não se limita à proclamação do Evangelho. Ela serve ao Pai, mas também ao próximo.
(  ) Certo  (  ) Errado
7- A proclamação do evangelho, a comunhão e o serviço social cristão farão da Igreja uma autêntica expressão do Reino de Deus.
 (  ) Certo  (  ) Errado
III. QUEM É O MAIOR NO REINO DE DEUS
8- O Senhor Jesus deixou bem claro que a verdadeira grandeza não consiste nos bens materiais, na fama ou no poder. A verdadeira grandeza está num coração quebrantado, contrito e puro diante de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- Jesus usou o exemplo de uma criança para demonstrar as características que os súditos do seu Reino precisam ter. Elas são humildes, sinceras e manifestam a pureza de Cristo.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Aquele que quiser ser maior no Reino de Deus deve buscar ser servido por todos. Nisto, Cristo Jesus é o nosso supremo exemplo.
(  ) Certo  (  ) Errado







Gabarito

1- Errado – Porque na verdade, Israel foi comissionada no passado e falhou, hoje esta missão foi confiada a igreja.
2- Certo 
3- Certo
4- Certo
5- Errado – Eles precisam ver e sentir o amor de Cristo mediante a nossa comunhão uns com os outros.
6- Certo
7- Certo
8- Certo
9- Certo
10- Errado – O maior no Reino de Deus é o servo de todos. Nisto, Cristo Jesus é o nosso supremo exemplo. Sendo Ele o Deus “bendito eternamente” (Rm 9.5), por amor de todos nós, humilhou-se e entregou-se a si mesmo como sacrifício expiador dos pecados de todo o mundo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Como ser feliz e bem-aventurado (post3) Andando no caminho reto


Como ser feliz e bem-aventurado (post3) Andando no caminho reto



Salmos 1:1-2
1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Trecho em destaque: “BEM-AVENTURADO o homem que não... se detém no caminho dos pecadores” (V.1).

O segundo segredo que o salmista nos ensina para sermos verdadeiramente felizes é não nos determos, ou seja, não perdermos tempo, não nos embaraçarmos com o caminho dos pecadores.
Esse caminho não nos pertence, nós temos o nosso próprio caminho, “a vereda dos justos”, é por este que nós devemos seguir. E devemos seguir por ele exatamente como a palavra de Deus nos manda, ouça o conselho do escritor aos Hebreus: “...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hebreus 12:1-2)
O pecado é uma bagagem que não podemos levar por este caminho que nos está proposto, só depois de deposita-lo aos pés da cruz é que poderemos seguir por ele.
É igualmente também impossível, seguir por ele com os olhos fitos em qualquer outra coisa, que não seja o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Você não se lembra de Pedro andando por sobre as aguas?
Quando desviou os olhos do Senhor começou a ser engolido pela tempestade. É isso que acontece com todos os que tiram os olhos dele.
Precisamos renunciar o caminho do pecado e trilhar sempre o caminho que é reto aos olhos de Deus. Pois quem são os que Deus procura para estar com ele? A estes que trilham esse caminho.
Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Salmos 101:6).
Existe uma historia de um jovem que sempre fez questão de andar no caminho reto, certa vez lhe ofereceram os manjares de um rei ímpio que eram consagrados aos ídolos vãos, ele recusou porque tinha proposto em seu coração não se contaminar; noutra ocasião tentaram lhe obrigar a parar de falar com seu Deus e lançar suplicas apenas a outro dominador infiel, ele preferiu antes obedecer a Deus do que aos homens.
Por causa de sua fidelidade, Deus o livrou de todos os perigos, inclusive de uma cova cheia de leões. E no final dos seus dias o Senhor lhe dirigiu uma promessa, que até então, homem nenhum havia ouvido: “Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e no fim dos dias te levantarás para receber a tua herança.” (Daniel 12:13).
Aos que perseveram em andar num caminho reto, Deus os fará habitar com ele em sua glória, por toda a eternidade.
Por que tantos insistem em trilhar caminhos tortuosos?
Por que é a minoria que deseja andar no caminho reto do Senhor?
Na verdade, a maioria entra pelo caminho errado porque não sabem que é o caminho errado. Porque os caminhos errados tem uma aparência de caminho bom.
“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25).
A maior diferença entre o caminho certo e o caminho errado é o destino a que eles levam.
Quem nunca ouviu alguém dizer:
- Eu ia para tal lugar e acabei parando noutro. Mas também, a estrada parecia idêntica.
E você? Esta bem ciente dos destinos para os quais seus caminhos o estão levando?
O caminho dos justos esta continuamente sob os olhos do Senhor.
“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos” (Salmos 1:6)
No caminho dos justos há constante aperfeiçoamento.
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18).
Já o caminho dos ímpios não terminará bem.
“porém o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmos 1:6).

Escolhendo a vereda dos justos para que o meu caminho seja sempre conhecido pelo Senhor, assim serei feliz.

domingo, 24 de julho de 2011

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Post5)


“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”  (Post5)
 
(A ajuda e a orientação que a Bíblia sagrada, a poderosa Palavra de Deus nos oferece em todos os momentos da vida.)

Nas mais diversas circunstâncias em que nos deparamos em nossas vidas, podemos contar com a infalível orientação da Palavra de Deus, orientação esta que, colocada em pratica, nos levará a triunfar em todos os momentos da nossa caminhada. Pois como Paulo escreveu a Timóteo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”   (II Timóteo 3:16-17)
 

Como posso saber se alguém é um verdadeiro servo de Deus, ou se um líder cristão é um verdadeiro homem de Deus?
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:15-20).

Quem são os que estarão sempre com Deus e o servirão?
“Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.” (Salmos 101:6).

Todo caminho é bom?
“Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25).

Quando os justos receberão a sua herança?
Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e no fim dos dias te levantarás para receber a tua herança.” (Daniel 12:13).

O que acontecerá com o caminho dos justos e com o caminho dos ímpios?
“Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” (Salmos 1:6).

O verdadeiro servo de Deus consegue melhorar como pessoa?
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18).

O que precisamos fazer para seguir a Jesus?
“...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé...” (Hebreus 12:1-2)


sábado, 23 de julho de 2011

Atentando para a lei perfeita (post 4) O inferno



Atentando para a lei perfeita (post 4) O inferno

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25)
O segredo para nossa vitória, em qualquer área de nossas vidas, está em atentar, ou seja, dar ouvidos ao que diz a Palavra de Deus. Traremos sempre aqui, versículos selecionados, que abordam um assunto específico de interesse para todos nós.

O que a bíblia diz sobre: O inferno

“Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo... Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados... Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. (II Pedro 2:4-17)

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”  (Mateus 5:29-30)

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!...Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Mateus 23:29-33)

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”  (Mateus 25:41)

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.” (Mateus 10:28-29)

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10)

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lição 4: A Comissão Cultural e a Grande Comissão (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)


3º Trimestre 2011 “A Missão Integral da IgrejaPorque o Reino de Deus está entre vós
Lição 4: A Comissão Cultural e a Grande Comissão

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.
 
(Caro professor, o presente teste é um material que o Senhor tem me permitido elaborar a cada aula, o qual tenho repassado aos meus alunos com o objetivo de reforçar a assimilação do conteúdo da lição. Sugiro a você que o avalie e caso julgue conveniente também se beneficie dele, aplicando aos seus alunos. Deus lhe abençoe!)


I. MISSÃO INTEGRAL — UMA ORDENANÇA DIVINA
1- Quando falamos em evangelização, entendemos que devemos cuidar do homem integralmente, promovendo a sua reconciliação com o Criador e proporcionando-lhe as condições necessárias para que ele sinta a plena comunhão da família de Deus.
 (  ) Certo  (  ) Errado
2- A Missão Integral é uma nova expressão que abrange tudo o que a Igreja pode e deve fazer para expandir o Reino de Deus no mundo atual.
 (  ) Certo  (  ) Errado
3- O Pacto de Lausanne é composto de 15 artigos, a declaração resgata a noção de que a Igreja de Cristo tem uma responsabilidade exclusivamente celestial a cumprir. Já as outras necessidades do ser humano, conforme o Evangelho de Cristo, são de responsabilidade governamental.
(  ) Certo  (  ) Errado
II. COMISSÃO CULTURAL — UMA CONVOCAÇÃO À IGREJA
4- Deus ordenou a Adão e Eva que administrassem a terra, tornando-a produtiva e habitável. Desde então, cada homem faz-se responsável pela criação diante do Criador.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- Deus nos criou como seres sociais para que cuidemos de nós e da terra que Ele nos entregou. Esta ordenança é conhecida como a Grande Comissão.
(  ) Certo  (  ) Errado
6- Nancy Pearcey afirma que, Jesus veio restaurar, no homem sem Deus, “a dignidade originalmente concedida na criação, recuperando nossa verdadeira identidade e renovando a Sua imagem em nós”.
(  ) Certo  (  ) Errado
III. GRANDE COMISSÃO — A IGREJA PROCLAMA O EVANGELHO NO MUNDO
7- O Senhor Jesus comissionou-nos a pregar, a batizar e a fazer discípulos em todo mundo. Esta é a ordenança cultural que nos confiou o Senhor.
 (  ) Certo  (  ) Errado
8- Anunciar o Evangelho em uma cultura diferente é o grande desafio da obra missionária. Não podemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar, nem impingir-lhe a nossa.
(  ) Certo  (  ) Errado
9- Toda cultura deve ser avaliada e provada pelas Escrituras. Pois todas têm a sua beleza e bondade, já que o homem foi Criado por um Deus bom e amoroso. Mas por outro lado, em consequência da Queda, as culturas foram manchadas pelo pecado.
(  ) Certo  (  ) Errado
10- Há no mundo 24.000 etnias. Quase a metade desse total ainda não foi evangelizada. Há milhões de pessoas que ainda não ouviram o Evangelho de Cristo.
(  ) Certo  (  ) Errado





Gabarito

1- Certo 
2- Certo 
3- Errado - A declaração resgata a noção de que a Igreja de Cristo tem uma responsabilidade terrena e celestial a cumprir: contemplar e atender a todas as necessidades do ser humano conforme o Evangelho de Cristo.
4- Certo
5- Errado - Esta é a ordenança cultural que nos confiou o Senhor.
6- Certo
7- Errado – Esta ordenança é conhecida como a Grande Comissão.
8- Certo
9- Certo
10-Certo – E isso exige uma atitude firme de nossa parte para buscarmos alcançá-los para Cristo.