quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lição 10: O exercício ministerial na Casa do Senhor


4º Trimestre de 2011  "Neemias — Integridade e coragem em tempos de crise"

Lição 10: O exercício ministerial na Casa do Senhor (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)

Caro professor, o presente questionário contém cinco questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

1- Eliasibe, o sumo sacerdote, ignorando as demandas da lei divina, começou a agir permissivamente em relação à administração da Casa de Deus. Tudo começou quando ele aparentou-se com a família de Tobias.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- Quando Neemias retornou a Jerusalém e compreendeu “o mal que Eliasibe fizera [ao povo de Deus] para beneficiar a Tobias”, reagiu àquela situação com zelo e coragem. Fazendo uso de sua autoridade, lançou “todos os móveis de Tobias fora da câmara” do Templo.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- Essa medida ousada e enérgica de Neemias fez que o povo deixasse de contribuir com amor e liberalidade.
(  ) Certo  (  ) Errado
4- Do Senhor é a terra e a sua plenitude, mas não podemos ignorar que a expansão de seu Reino demanda investimentos humanos e materiais.
 (  ) Certo  (  ) Errado
5- A ética cristã não é ferida se fundações e centros sociais pertencentes à igreja, e que beneficiam toda a comunidade, receberem dotações do poder público. Isso está previsto em lei. Neste caso, fica dispensado a vigilância e cuidado com administração destes recursos, já que não provem dos dízimos e ofertas do povo de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado

Gabarito

1- Certo
2- Certo
3- Errado Essa medida ousada e enérgica de Neemias fez que o povo recobrasse o ânimo e voltasse a contribuir com mais amor e liberalidade: “Então, todo o Judá trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite aos celeiros” (Ne 13.12). O povo de Deus espera que os seus líderes sejam realmente íntegros, transparentes e comprometidos com os negócios do Reino.
4- Certo
5- Errado - Nesse caso, precisamos redobrar nossa vigilância e cuidado, para que nenhum escândalo venha manchar o nosso bom nome.

domingo, 27 de novembro de 2011

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor


Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor

 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)

Aqui o profeta nos faz um glorioso convite, o convite para conhecermos ao Deus que nos criou. O convite é formulado não para um evento ou para um momento, mas para uma pratica continua: “conheçamos e prossigamos em conhecer”, somos chamados a embarcar num constante processo de conhecimento do Santo Deus, o Deus que a si mesmo a nós se revela, por meio de sua infalível Palavra escrita, a bíblia sagrada.
A própria bíblia nos adverte para a consequência de não se conhecer a Deus e a sua vontade: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)
A consequência inevitável para aquele que ignora o conhecimento da “lei do teu Deus” é a destruição, aquele que ignorar os mandamentos do Senhor Deus, infelizmente, também será por ele ignorado. Será que isto faz parecer que Deus pode ser cruel? Os que conhecem a sua palavra sabem que não! Afinal, quem já ouviu falar de outro Deus que, como este, tenha oferecido o seu próprio filho unigênito para morrer como homem em uma cruz, a fim de que as pessoas fossem libertas do poder do pecado e pudessem conhecer e viver a sua vontade.
O que este Deus Santo, que fez tamanho sacrifício por cada um de nós não pode tolerar, é que mesmo assim, permaneçamos indiferentes em querer conhece-lo. Não foi pouco o que ele investiu em nós, a bíblia diz que: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Corintios 5:21) Aquele que é a perfeita expressão da santidade assumiu a pena da nossa rebeldia. É por isso, que se nós não fizermos caso deste tremendo sacrifício, que a nosso favor foi feito, não existe mais nenhum outro capaz de nos redimir.
O Senhor Deus deseja mais que o conheçamos do que lhe ofereçamos sacrifícios e holocaustos: “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” (Oséias 6:6) Coisa maravilhosa é adorar a Deus e lhe prestar sacrifício de louvor, mas antes de fazermos isto precisamos nos preocupar em conhecê-lo. Só assim nosso louvor será recebido.
Para aquele que está interessado em conhecer a Deus, a bíblia orienta por onde começar: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7) O primeiro passo para se conhecer a Deus é temê-lo, a primeira coisa a se fazer é desejar obedece-lo, o conhecimento da vontade de Deus só tem valor para aquele que a pratica, não buscar conhecer e praticar esta vontade é uma verdadeira loucura!

Buscando a cada dia, conhecer mais do meu Senhor, a fim de obter graça para cumprir os seus preceitos, só assim terei verdadeiramente vida!

Sidone Gouveia

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lição 9: A organização do serviço religioso


4º Trimestre de 2011  "Neemias — Integridade e coragem em tempos de crise"

Lição 9: A organização do serviço religioso (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)

Caro professor, o presente questionário contém cinco questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

1- Zorobabel foi o abnegado servo de Deus que liderou o primeiro grupo de exilados judeus que, autorizados por Ciro, o Grande, deixaram Babilônia rumo à Cidade Santa. Zorobabel incentivou a reconstrução do Templo e restabeleceu a adoração a Deus. Sem tais ações, a restauração de Jerusalém seria impossível.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- Com relação ao ministério sacerdotal podemos dizer que: Todo sacerdote era levita, mas nem todo levita era sacerdote.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- Com relação ao ministério dos levitas podemos dizer que: Somente os levitas estavam autorizados por Deus a trabalhar no Tabernáculo. Eles não tinham qualquer função relacionada a ensinar a Palavra de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
4- De nada valem as circunstâncias e pompas do culto se os adoradores acham-se distantes de Deus e comprometidos com o mundo. É urgente, pois, que adoremos a Deus não apenas com os lábios, mas principalmente com o coração.
 (  ) Certo  (  ) Errado
5- Neemias teve o cuidado de elaborar uma liturgia ordeira e santa, pois a Palavra de Deus ensina-nos que o culto deve ser conduzido reverentemente. Não podemos transformar o culto divino num espetáculo deprimente.
(  ) Certo  (  ) Errado

Gabarito

1- Certo
2- Certo
3- Errado Eles tinham como função primordial ensinar a Palavra de Deus e como se deve adorá-lo.
4- Certo
5- Certo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O que Deus pede de nós? (post 5) que... sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma


O que Deus pede de nós? (post 5) que... sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma

 “Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR teu Deus pede de ti, senão que temas o SENHOR teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do SENHOR, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?”. (Deuteronômio 10:12-13)

Dentre as coisas que o Senhor Deus pede de nós, ele nos pede também que sejamos seus servos, e que façamos isto com absoluta sinceridade. Na ótica de determinadas religiões isto pode soar estranho hoje em dia, principalmente para os adeptos da chamada “teologia da prosperidade”.
Ensina-se hoje que é Deus quem deve servir ao homem e atender a todos os seus caprichos, e isto, ele deve fazer em troca de uma simples oferta financeira, dada aqueles que dizem serem seus representantes.
Os que caem neste engano ignoram duas verdades supremas. A que Deus é o dono do ouro e da prata, bem como de todo o universo, e por mais que tenha prazer em que os fieis sustentem a sua obra através de voluntarias doações, jamais precisaria barganhar favores para conseguir dinheiro. E ainda, a suprema verdade de que Deus é Senhor sobre todas as coisas e criador de tudo quanto existe, portanto, digno de por tudo e todos ser servido e jamais a ninguém servir.
Ainda que Deus não possa ser considerado servo do homem, mas ele sim nos convida a servi-lo, não imagine ninguém que servir a Deus seja algo humilhante ou desgastante como o servir ao homem, mas ao contrario disso, servi-lo é um grande privilegio. E por isso, devemos fazê-lo com alegria:
 “Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:2-3)
Veja que o salmista enfatiza que não pertencemos a nós mesmos, afinal, não somos os criadores de nós mesmos, mas “foi ele que nos fez” com o proposito de sermos “ovelhas do seu pasto”.
Portanto, visto que ele não nos criou para nos humilhar ou para nos subjugar, devemos servi-lo com regozijo, “com alegria” e “com canto”. No reino de Deus o regozijo é um mandamento: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” (Filipenses 4:4) A tristeza esta terminantemente proibida!
Agora se a alegria é compulsória para aquele que o serve, já o servi-lo é totalmente facultativo. Mesmo por que, se só podemos servi-lo com alegria e com todo o nosso coração e de toda a nossa alma, isto só será realmente possível se realmente o quisermos. Por isto, ainda que o seu poder lhe permita faze-lo, Deus não ordena que o sirvamos, ele simplesmente pede. O Senhor Jesus convida aquele que porventura deseje servi-lo e segui-lo:
“Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” (João 12:26)
E veja que, para aqueles que queiram se habilitar a atender o seu convite para servi-lo, Jesus faz a seguinte promessa: “meu Pai o honrará”. Muitos estão iludidos buscando honra da parte dos homens, ser honrado por Deus é muito melhor! E só depende de nós querermos e o buscarmos.

Desejando servir ao Criador, para por ele ser honrado, com a honra que em muito sobrepuja, a que os homens nos possam dar.
Sidone Gouveia

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lição 8: O compromisso com a Palavra de Deus


4º Trimestre de 2011  "Neemias — Integridade e coragem em tempos de crise"

Lição 8: O compromisso com a Palavra de Deus (VERIFIQUE SEU APRENDIZADO DESTA LIÇÃO DA EBD)

Caro professor, o presente questionário contém cinco questões elaboradas com base no comentário da lição de Escola Bíblica Dominical da cpad, com a finalidade de ser aplicado para verificação de aprendizado dos alunos e mestres.

MARQUE CERTO OU ERRADO E VERIFIQUE O GABARITO AO FINAL DO TESTE.

 
1- Após a restauração dos muros de Jerusalém, os judeus experimentaram um genuíno e profundo avivamento, levando-os a firmar o solene compromisso de obedecer rigorosamente a Palavra de Deus.
(  ) Certo  (  ) Errado
2- No concerto em que o povo fez com Deus os líderes judaicos não influenciaram. O que prova que as atitudes dos lideres em nada influenciam na vida espiritual do povo.
(  ) Certo  (  ) Errado
3- Mas agora, avivados pela Palavra de Deus, os israelitas comprometeram-se a não mais se misturar com os idólatras, exceto, através do casamento.
(  ) Certo  (  ) Errado
4- Os israelitas amavam o Santo Templo, pois era o lugar em que adoravam ao Senhor. Por causa disso, comprometeram-se a ofertar, voluntária e regularmente, os “dízimos da terra” para a manutenção do culto divino.
(  ) Certo  (  ) Errado
5- No Antigo Testamento, os judeus santificavam o sábado como o dia de adoração ao Senhor. Precisamos também nós reservar, pelo menos um dia na semana, para cultuarmos ao Senhor. Sermos assíduos à Escola Dominical, aos cultos de doutrina e aos demais trabalhos da igreja. Para jamais desprezarmos o culto divino!
(  ) Certo  (  ) Errado

Gabarito

1- Certo
2- Errado Nesse concerto, os líderes judaicos portaram-se exemplarmente e foram admirados pelo povo. Quando o obreiro age com fidelidade e amor, todos o seguem com alegria e obedecem, com júbilo, o que Deus nos ordena em sua Palavra.
3- Errado Principalmente através do casamento.
4- Certo
5- Certo