domingo, 18 de março de 2012

Cuidando para não ser reprovado


Cuidando para não ser reprovado

“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (I Corintios 9:27)

Todo aquele que crê no evangelho recebe de Cristo uma missão, a missão de anunciar a outros estas verdades para que possam também crer e serem salvos por meio delas: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15-16)
Paulo, porém, nos fala de um cuidado que todo cristão e pregador do evangelho deve ter, o de não se descuidar de si mesmo na prática do Evangelho, afim de não correr o risco de que, levando salvação a outros, ele próprio se desvie do caminho da vida eterna.
O evangelho só é fonte de benção para aquele que verdadeiramente tem a preocupação de cumpri-lo em sua vida:  “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1:25)
A única maneira de demonstrarmos o nosso amor a Deus é cumprindo a sua Palavra, quando fazemos isto, o amor que ele demonstrou por nós se intensifica e permanece para sempre conosco: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama... Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:21-23)
O cristão, por mais que ainda não tenha atingido o estado de santidade, não pode jamais abandonar o processo de santificação conformando-se com a prática do pecado: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,” (Hebreus 10:26).
Se permitirmos que o pecado se torne algo normal e corriqueiro nas nossas vidas o único sacrifício válido para nossa justificação, ou seja: a morte de Cristo na cruz do calvário, já não terá eficácia para nós.
Mas então como fazer para não sermos reprovados no próprio evangelho que pregamos? Paulo ensina o segredo, ele diz: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão”. A única maneira de se permanecer aprovado diante de Deus é vivendo constantemente a mortificação da vontade da nossa carne, a qual é contrária a vontade de Deus: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra... Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;” (Colossenses 3:5-6)
Para aquele que luta diariamente contra a tendência pecaminosa de sua carne e verdadeiramente não se deixa escravizar pelo pecado a bíblia diz que já não há mais qualquer condenação: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1)
Este alcançarão as promessas do evangelho que anunciam!

Vigiando para não me privar a mim mesmo das incomparáveis bênçãos do evangelho que tenho oferecido a outros.
Sidone Gouveia

4 comentários:

  1. Deus maravilhosa deu a chance de se arrepender dos pecados

    ResponderExcluir
  2. Está palavra me confronta de uma forma!!!
    Sou grata a Deus pela BÍBLIA SAGRADA!
    Meu manual de instruções. Minha bulçula! Gratidão me define. ❤🙏🙌

    ResponderExcluir