quarta-feira, 21 de março de 2012

Lição 13: Somente em Jesus temos a verdadeira prosperidade


Lição 13: Somente em Jesus temos a verdadeira prosperidade

Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição.

Muitos acreditam que só conseguiremos viver plenamente se formos ricos e saudáveis. No outro extremo, existem aqueles que acham que só conseguiremos agradar a Deus se vivermos em completa pobreza. Mas devemos buscar um equilíbrio entre ambas as posturas, pois, como um ser composto de espírito, alma e corpo, o homem apresenta necessidades tanto materiais como espirituais.
*  * *
A história mostra que a realidade material sozinha não foi (e não é!) capaz de garantir o bem-estar do ser humano. Não somos apenas razão nem unicamente emoção.  Por isso, a prosperidade bíblica leva em conta tanto a realidade espiritual como a material.
*  * *
Sendo o dinheiro um bem material, como deve ser a nossa relação com ele? Não há nada nas Escrituras que condene a sua posse a não ser o amor a ele. Por conseguinte, a questão reside justamente na forma como o adquirimos, como o usamos e como o vemos. O dinheiro deve ser empregado com sabedoria, prudência e cuidado, visando sempre a glória de Deus. Cuidado com o consumismo!
*  * *
A pobreza é uma das consequências do pecado, mas não necessariamente dos pecados pessoais dos menos favorecidos. Essa situação poderia ser amenizada através da solidariedade dos mais abastados com os menos afortunados.
*  * *
Os pregadores da prosperidade ensinam que as dificuldades financeiras são o resultado de uma vida sem fé. Porém isto nada tem a ver com o ensino da Bíblia. Pedro e João, por exemplo, não eram ricos, mas tinham fé suficiente para realizar grandes milagres.
*  * *
“Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus” (Pv 30.7-9). Esse equilíbrio leva-nos a ter uma vida abundante em Cristo que, aliás, ensina-nos a rogar ao Pai o pão cotidiano: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mt 6.11).
*  * *
A Teologia da Prosperidade conseguiu semear em nossos arraiais a ideia de que o bem-estar espiritual é irreconciliável com qualquer espécie de sofrimento. Se o crente sofre é porque não é próspero. Portanto, de acordo com essa ótica, sofrer em consequência de uma enfermidade ou como resultado de um revés financeiro demonstra decadência e falta de fé. Cuidado com esse ensino; ele é totalmente contrário à Bíblia. A Palavra de Deus mostra que o sofrimento tem uma função pedagógica na vida do crente. Em outras palavras, Deus também nos ensina através das adversidades!

*  * *
A verdadeira prosperidade vai além da saúde, da riqueza e da fama. Ela se manifesta por uma comunhão íntima e estreita com o Senhor Jesus, que nos promete uma vida abundante. Não se impaciente, confie na suficiência de Cristo Jesus. Ele jamais nos abandonará. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário