quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lição 8: Filadélfia, a igreja do amor perfeito


Lição 8: Filadélfia, a igreja do amor perfeito

Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição.

Se a igreja em Filadélfia tinha algum segredo, era o amor que ela santificava a Cristo.
* * *
A uma igreja amante como Filadélfia, o Amado abre uma porta que ninguém poderia fechar. Sim, Jesus escancara-lhe os portais da evangelização e da obra missionária, levando-a a avançar como Reino de Deus além de suas fronteiras.
* * *
Filadélfia era a igreja do amor fraternal. Esta igreja não recebeu nenhuma repreensão do Senhor.
* * *
Nenhuma porta haverá de prevalecer contra a Igreja, porque Cristo as abrirá. Portanto, se nos dispusermos a alcançar os confins da terra, certamente seremos bem sucedidos. Não há portas fechadas aos que se dispõem a ganhar o mundo para Cristo.
* * *
Filadélfia não era uma igreja forte. Mas pela fé, sabia como tirar forças da fraqueza. Portanto, não importa se a sua igreja é pequena: faça grandes coisas para Deus. Ela é pobre? Enriqueça os miseráveis com o Evangelho de Cristo. Ela é desconhecida? Leve os pecadores a serem conhecidos como filhos diante do Pai.
* * *
Em meio às perseguições, Filadélfia jamais negou o nome do Senhor. Ela não se rendeu ao Império Romano, pois estava compromissada com o Reino de Deus.
* * *
As dificuldades que os falsos obreiros causavam à Filadélfia não eram pequenas. Todavia, eles contavam com um forte defensor, o Senhor Jesus. Estejamos, pois, tranquilos. Jesus batalha nossas batalhas e guerreia nossas guerras.
* * *
Enquanto Laodiceia existia para o aqui e o agora, Filadélfia tinha uma perspectiva escatológica verdadeiramente bíblica. Ela encarava com seriedade a iminência da volta de Jesus Cristo.
* * *
Muitas eram as tribulações que se abatiam sobre Filadélfia. Mas de uma coisa ela poderia ter certeza: o Senhor não permitiria que ela viesse ser alcançada pela Grande Tribulação. É o que nos promete Jesus: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10).
* * *
A igreja em Filadélfia já havia recebido sua inteira aprovação do Senhor. No entanto, haveria ela de mostrar-se vigilante e cuidadosa para que ninguém lhe furtasse o galardão: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário