terça-feira, 1 de maio de 2012

O verdadeiro cristão tem a marca da promessa


O verdadeiro cristão tem a marca da promessa

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” (Efésios 1:13-14)

Paulo, pelo Espirito Santo, escreveu aos crentes de Éfeso dizendo que eles estavam em Cristo e haviam recebido um selo, ou seja, uma marca. Uma marca que Jesus havia antes prometido, portanto, a marca da promessa. Marca esta que consiste na presença gloriosa do Espirito de Deus que Cristo, nos seus, fez habitar.
Nos dias em que estamos vivendo, dias em que a teologia da prosperidade material está em voga no meio do povo de Deus, quando se fala em “Marca da promessa”, a maioria logo pensa em um carro novo, em uma casa luxuosa ou em muito dinheiro no banco. Mas a marca da promessa de Deus nas nossas vidas é algo muito superior a tudo isto, é o melhor que Deus poderia dar aos seus filhos, e Jesus falou sobre isto: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11:13). Melhor e mais valioso do que qualquer riqueza deste mundo é a presença do Espírito Santo habitando em nós, nos guiando em toda a verdade de Deus.
Deus amou de uma forma profunda a todos os seres humanos que ele criou, tanto que deu o seu filho unigênito para morrer por cada um deles. Sendo assim, ele deseja muito marcar a todos com o seu Espirito Santo prometido. Porém, o Senhor não é intruso, por isso ele precisa da autorização de cada um de nós para vir em nós habitar. Mas de que maneira podemos lhe dar esta autorização? Dando ouvidos a sua palavra. Crendo verdadeiramente no seu santo evangelho.
Veja que Paulo disse àqueles crestes que eles estavam em Cristo, mas isto só ocorreu, diz ele: “depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação”. E como uma consequência natural do crer neste evangelho, eles receberam também a marca do Espirito santo: “tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Esta marca, portanto, é para aquele que crê no evangelho e o coloca em prática em sua vida!
Além de ser a marca da promessa de Deus em nossas vidas, a palavra também diz aqui que o Espirito Santo é o “penhor da nossa herança”. Penhor fala de garantia, nos tempos bíblicos era comum que quando alguém fizesse uma promessa a outrem ele lhe desse algo como garantia de que cumpriria a sua palavra. Deus também fez assim conosco, ele nos prometeu a salvação e a vida eterna através da fé em seu filho Jesus, mas ele não nos deixou apenas com a promessa, como garantia de que a vai cumprir, ele nos deu o seu Espírito como penhor para habitar em nós.
Se o Espírito é a marca que Deus colocou em nós como garantia e penhor da nossa herança eterna, certamente devemos cuidar para jamais perdermos a sua presença, caso contrário, perderemos também o direito a nossa herança. Certa vez Davi foi repreendido por causa de um pecado grave que cometeu, então, ele se arrependeu e escreveu um cântico em forma de oração falando do seu temor em perder a presença do Espirito Santo, o que punha em risco a alegria da sua salvação: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação...” (Salmos 51:11-12)
 Assim como Davi, nós também temos que zelar para que, através dos nossos pecados, não venhamos a causar tristeza no Espírito Santo que em nós habita. Pois é através da presença dele que estamos marcados para sermos salvos e redimidos por Cristo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)

Fugindo do pecado, para não causar tristeza ao Santo Espírito, mantendo assim comigo a garantia da minha herança na glória.
Sidone Gouveia

53 comentários:

  1. MARAVILHOSA ESSA MENSAGEM!! QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONTINUE A DIRECIONAR SUA MENTE , SEU CORAÇÃO . E QUE DEUS VENHA ABENÇOAR A CADA DIA A SUA VIDA E DA SUA FAMÍLIA!!!

    ResponderExcluir
  2. pr. gouveia , eu louvo a DEUS pela sua vida !! o ESPÍRITO SANTO DE DEUSÉ TREMENDO!! EU FUI CONVIDADA PARA MINISTRAR NUM ENCONTRO DE MULHERES NESTE MES ,DIA 27, EO TEMA É: MARCADAS PARA VENCER! E PEDI , OREI AO ESPÍRITO SANTO QUE ELE ME DIRECIONASSE , ME DESSE RECURSOS ,ENFIM... DEUS ME DIRECIONOU ATÉ AS SUAS MENSAGENS ABENÇOADAS!!! NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAR , ATÉ ENTÃO . E AÍ O ESPÍRITO SANTO ME CONDUZIU ATÉAO SENHOR!!! DESDE JÁ CONTINUO AGRADECENDO AO SENHOR PELA SUA VIDA E CONTINUAREI ORANDO POR TI E SUA FAMÍLIA . ABRAÇOS CARINHOSAMENTE EM CRISTO JESUS!!!

    ResponderExcluir
  3. PR. GOUVEIA, GLÓRIA A DEUS !!! COMO FOI TREMENDO O AGIR DE DEUS NO ENCONTRO DE MULHERES! O ESPÍRITO SANTO DE DEUS ME DIRECIONOU A ESSA SUA MENSAGEM E FOI ME MOSTRANDO O AGIR DELE , A FORMA COMO ELE QUERIA TRABALHAR!!! O SENHOR NOS FEZ RELEMBRAR QUE TEMOS ESSE SELO DE AUTENTICIDADE , QUE É O ESPÍRITO SANTO !! QUE ESSA MARCA QUE NOS IDENTIFICA COMO FILHOS DE DEUS É QUE DETERMINA TODA DIFERENÇA NESTE MUNDO!!!! E QUE FOMOS MARCADOS PARA VENCER! DEUS CONTINUE O USANDO COMO INSTRUMENTO EM NOSSAS VIDAS SEMPRE!! CARINHOSAMENTE LHE SOU GRATA POR TUDO !!! FIQUE NA PAZ DO SENHOR!!

    ResponderExcluir
  4. mto bem explicada a mensagem.
    obrigado por dividir com a gnt o seu entendimento.
    que a PAZ do Senhor esteja com todos nós!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Muito obrigado! O que mais me gratifica é saber que tem pessoas sendo edificadas através do meu humilde trabalho!

      Excluir
  5. Muito Obrigado, me orientou e ensinou muito!! Que Deus abençoe e lhe sabedoria abundante!!

    ResponderExcluir
  6. mensagem muito sabia e edificante ,alerta para aqueles que creen no espirito santo em nossas vidas

    ResponderExcluir
  7. minha filha estava precisando de uma lição com esse tema para ministrar a classe de jovens em nossa igreja. melhor, só o proprio Jesus ensinando. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Graças a Deus! Minha oração ao Senhor é para que o meu trabalho continue sendo útil para edificação dos seus santos.

      Excluir
  8. A paz do Senhor Jesus Cristo, meu amado irmão. È a primeira vez que entro aqui no seu blog. Que palavra a abençoada que Deus te abençoe e sua familia. e que continue a te da entendimento e sabedoria. Continue procurando a sabedoria, como a um tesouro escondido, que vc sempre vai encontrar. Provérbios 2.

    ResponderExcluir
  9. O seu trabalho esta sendo muito util,que Deus continue te abençoando e te revelando o oculto,profundo e escondido da palavra de Deus.A paz do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Estefania! Obrigado pelas palavras de encorajamento! Conto com suas orações, Deus te abençoe!

      Excluir
  10. a marca da promessa é para todos, infelizmente muitos á desperdição!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente esta é a verdade! A grande maioria tem escolhido a porta larga que conduz a perdição... a grande maioria tem escolhido virar as costas ao Espírito Santo!

      Excluir
  11. Que ótima mensagem, que o Senhor nosso Deus continue fazendo a boa obra em sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela mensagem buscava algum parecido é Deus me contemplou com esta mensagem maravilhosa muito forte que o senhor Jesus Cristo te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã! Eu e que agradeço por prestigiar meu humilde trabalho!

      Excluir
  13. Meu amado em Cristo, palavra vindo do trono de Deus! Realmente o Senhor e claro: As promessas dele são para aqueles que creem. Deus te abençoe poderosamente a cada dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É verdade irmão Ivan! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
  14. É, isso mesmo precisamos ter o Espírito Santo,por se não fosse ele seria impossível o crente continuar a jornada até o fim o Senhor Jesus quando falou que ia para o Pai mais deixaria o consolador, com certeza sabia sa dificuldade do crente. Por que tudo é mais difícil pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos mesmo sós irmão Ronaldo... o Consolador nos fortalece em todo tempo!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Em nome de Jesus irmão Douglas! Sempre avante, rumo a nova Jerusalém! Deus abençoe!

      Excluir
  16. Amei essa msg, que Deus continue te instruindo para abençoar pessoas através de SUA palavra.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia graça e paz homem Valente, parabéns pela simpisimplicidade nesse estudo, uma benção.

    ResponderExcluir
  18. Amei! Enviando ao meu marido,que me pergunta o que é ter a MARCA da PROMESSA...

    ResponderExcluir
  19. Explicação abençoada e clara! Deus continue derramando unção sobre você!


    ResponderExcluir
  20. Glória a Deus! Foi esclarecedor pra mim a sua explicação!

    ResponderExcluir
  21. Lindas palavras de Deus pra ter a marca da promessa

    ResponderExcluir
  22. Pastor! È autorizado usar esse seu estudo numa pregação na minha igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza meu irmão! O objetivo é justamente fornecer subsidio para todos os servos do Senhor que desejem usar este material. Deus lhe abençoe e lhe use grandemente!

      Excluir