segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro.


A prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro.

   “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
   Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
   Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;”
(I Pedro 1:5-7)


   Pedro, pelo Espírito, nos consola através de sua epistola nos afirmando que estamos “guardados na virtude de Deus para a salvação”, ou seja, a intenção de Deus não é nos lançar na perdição eterna, ainda que os nossos pecados nos façam merecedores disso. Contudo, o desejo de Deus é nos justificar mediante o sangue de seu filho derramado no calvário exatamente com este propósito.
Porém, ainda que seja do interesse de Deus nos salvar, ele não dispensa que haja também este mesmo interesse em nós, por isto Pedro diz: “mediante a fé estais guardados”. A nossa salvação só é possível por causa da inefável graça que Deus manifestou em seu filho Jesus, no entanto, só através de sua própria fé é que o homem pode alcançar esta graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé;” (Efésios 2:8).
Pedro fala de um misto de alegria e tristeza que está constantemente presente na vida do cristão neste mundo. Alegria produzida pela esperança de brevemente tomar posse da salvação que nos está destinada, mas certa tristeza em decorrência das muitas lutas que nos sobrevêm para testar se é legitima a fé que nos conduz a esta salvação.
O próprio Paulo ao viver a esperança da salvação em meio as aflições deste tempo presente, descreveu assim a sua experiência: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (II Corintios 4:8-9).
Já o profeta Habacuque disse que ainda que tudo lhe faltasse, não lhe faltaria alegria, a qual ele encontraria no Deus que lhe prometeu a salvação: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17-18).
E esta prova da nossa fé, Pedro diz que é grandemente preciosa, “muito mais preciosa do que o ouro”, que é corruptível, ou seja, “que perece”, ainda que seja ele também “provado pelo fogo” para que se mostra um nobre metal. Mas a nossa fé, quando provada e aprovada, nos produz mais do que riqueza corruptível, nos produz “louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”.
Mas por qual razão aprouve a Deus provar a nossa fé antes de nos glorificar? Porque aquele que levou primeiramente a cruz e morreu nela por nós, disse que só poderá ser seu discípulo aquele que também estiver disposto a segui-lo carregando também a sua própria cruz: “E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27).

Esforçando-me para, com a força que de Deus recebo, carregar a minha cruz, para que depois de passar pela prova, eu possa ser glorificado com o meu Senhor.
Sidone Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário