segunda-feira, 3 de setembro de 2012

De que se queixa o homem?


         De que se queixa o homem?

“De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.”
(Lamentações 3:39-40)

Na verdade nós seres humanos costumamos ser especialistas em nos queixar. Nos queixamos se esta calor ou se esta frio, se esta chovendo ou se falta chuva. Nos queixamos também da comida que não ficou do nosso gosto, ou de qualquer coisa que fizemos e não nos trouxe o resultado que esperávamos. As mulheres se queixam até do cabelo, que geralmente nunca está bom para elas.
Quando se trata das aflições que nos sobrevêm nesta vida, então nossas queixas são contra Deus, mas Jeremias foi usado pelo Espírito Santo para nos ensinar que a única queixa do homem deve ser contra os seus próprios pecados, pois são eles, a principal causa de toda aflição e sofrimento.
Deus, logicamente, tem o poder de nos livrar de toda e qualquer angustia, no entanto, muitas vezes ele nos permite passar por elas com o objetivo de nos corrigir, de nos alertar para o perigo do pecado que pode nos trazer uma destruição completa.
Deus não nos permite os sofrimentos para nos torturar, mas ele nos corrige por amor, com o intuito de se relacionar conosco como verdadeiros filhos dele: “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? (Hebreus 12:6-7).
O homem que é corrigido pelo Senhor, deve se considerar uma pessoa agraciada, pois ele está tendo a oportunidade de aprender a praticar a lei de Deus, o que o livrará do dia mau e da destruição que aguarda os desobedientes: “Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei; Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.” (Salmos 94:12-13).
Mas o Santo Espírito também usa Jeremias para nos ensinar o que fazer quando somos corrigidos por Deus por causa dos nossos pecados, melhor do que nos queixarmos pela nossa situação é examinarmos os nossos caminhos para descobrirmos onde estamos nos desviando da vontade do Senhor: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor”.
Se fizermos questão de não trazer a luz as nossas falhas jamais venceremos as provas, se encontrarmos onde estamos errando e o reconhecermos diante de Deus com o propósito de nos corrigir alcançaremos a sua infinita misericórdia: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Provérbios 28:13).
O próprio Deus promete perdoar aquele que se converte dos seus maus caminhos. E uma vez perdoados Ele também retira de nós os castigos provenientes da nossa rebeldia: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14).

Aprendendo a não perder o meu tempo com as queixas, mas a usa-lo para descobrir, na lei do Senhor, como posso andar cada vez mais de acordo com a sua vontade.

Sidone Gouveia

55 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado irmão Jeferson pelo seu comentário e participação! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
    2. Louvado seja Deus! Pela a sua existência, louvado seja Deus!

      Excluir
    3. Amém! Obrigado a todos por participarem!

      Excluir
  2. Obrigado pelas palavras, foram mais do que úteis!
    Deus abençoe você cada vez mais e mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu querido irmão! Que o nosso Deus também lhe abençoe grandemente!

      Excluir
  3. Exatamente o que eu precisava ouvir hoje, obrigado! !!!

    ResponderExcluir
  4. QUE PALAVRA ABENÇOADA MEU IRMÃO, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA NOS ABENÇOAR. FIQUE NA PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  5. glorico ao senhor em sua divina graça
    a mas bela forma de nos adverti em quanto a o devido tempo par o arrependimento de nossas falhas eu devo reconhecer meu pecado e procurar compressa a perfeiçao em meu caminho com DEUS é porisso que amo ao senhor

    ResponderExcluir
  6. Blog maravilhoso, Deus continue te abençoando e usando, pois Ele tem usado este meio de comunicação atraves de você. Que lindo! AMei!

    ResponderExcluir
  7. Amém. Louvado seja Deus por essas palavras...! Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Ezequias! Deus abençoe você e todos os irmãos da África!

      Excluir
  8. Amém Deus seja sempre louvado em nossas aflições.

    ResponderExcluir
  9. amem, muito bom. Deus o abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  10. amem, muito bom. Deus o abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  11. quando reclamamos muitos usam o silêncio para nos humilhar mas os sábios usam a sabedoria nos repreendendo("o pecador se queixa dos próprios pecados")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar irmão Antonio! Deus continue lhe abençoando!

      Excluir
    2. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz as igrejas.

      Excluir
  12. Que DEUS continue te abençoando e intensificando esse desejo do conhecimento em sua vida, principalmente nesses dias, dias esses chamados de " DIAS MAUS"
    AMÉM...

    ResponderExcluir
  13. Ensino direto e objetivo. Que Deus continue usando o meu irmão.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Muito bom essa esclarecimento sobre esse trecho das lamentações! Hoje vivemos reclamando de tudo sem se preocupar em fazer uma auto reflexão de nossas atitudes e comportamentos conosco e com nossos semelhantes. Deus abençoe, proteja e guie a todos!

    ResponderExcluir
  15. Estudo maravilhoso a Deus possa te dá sabedoria sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Conto com as orações de todos os irmãos a meu favor.

      Excluir
  16. Amém, Boa sua reflexão Deus abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
  17. Deus é maravilhoso , como precisava dessa palavra! Deus abençoe amado .

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente.
    Sempre entendi assim porém é muito difícil repararmos nossos erros para vermos as coisas se endireitarem e comprovarmos NA PRÁTICA essa verdade.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  19. Tudo quê precisava ouvir está aqui nesta mensagem. Deus continue abençoando o Amado irmão

    ResponderExcluir
  20. Boa essa palavra, Deus continue te abençoando e usando na palavra

    ResponderExcluir
  21. palavra maravilhosa,edificamte e sabias

    ResponderExcluir