quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Lição 6: Jonas — A misericórdia divina


Lição 6: Jonas — A misericórdia divina
 (Um resumo das principais verdades apresentadas nesta lição de escola bíblica dominical da CPAD para estudo no dia 11 de Novembro de 2012).

O relato de Jonas ensina-nos o quanto Deus ama e está pronto a perdoar os que se arrependem.
***
A história de Jonas, que fascina crianças e adultos, é mais conhecida por narrar a experiência do profeta no ventre do grande peixe. No entanto, esse acontecimento não deve ofuscar o milagre maior: a conversão de uma cidade pagã. Os dois milagres foram mencionados pelo Senhor Jesus e continuam a impressionar ao longo da história.
***
Jonas, que deveria ir para Nínive clamar contra esta cidade, desobedeceu à ordem divina, procurando fugir para Társis. É o único profeta bíblico, do qual se tem notícia, que tentou resistir ao Senhor... Será que Jonas não conhecia a onipresença de Deus? (Sl 139.7-10).
***
O tema principal do livro (de Jonas) é a infinita misericórdia de Deus e a sua soberania sobre todas as nações.
***
Em relação ao texto de Jonas que fala sobre o “grande peixe”, não há indício algum para uma interpretação alegórica, mitológica ou lendária.
***
A misericórdia divina é um dos atributos que revela a natureza de Deus (Êx 34.6; Jr 31.3).
***
Jonas transmite-nos uma importante lição prática. O relato em si mostra a diferença abissal entre a bondade divina e a justiça humana. Aos ninivitas Deus falou por intermédio de Jonas. Hoje, Ele fala através de Jesus, que continua a salvar, a curar e a batizar com o Espírito Santo (Jo 14.16; At 4.12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário