sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A morte para o Cristão

          A morte para o Cristão




A ideia da morte atemoriza o ser humano por significar o final da existência presente, mas como o cristão deve encará-la?

O fato é que, com exceção dos cristãos que estiverem vivos no ato da vinda de Cristo, todos devem provar a morte. A bíblia diz que “Há tempo de nascer, e tempo de morrer;” (Eclesiastes 3:1-2), e ainda que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9:27). Desta forma, a morte precisa ser encarada como o curso natural da vida (1 Reis 2:1-2).

Mas a morte é por si só trágica já que ela é a consequência direta da queda e do pecado do homem (Romanos 5:12), e o único remédio para ela está no “dom gratuito de Deus” que é “a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).

A morte sempre causou tristeza e sofrimento, mesmos aos servos de Deus (2 Samuel 18:33), e até mesmo o próprio Senhor Jesus chorou na morte de um amigo, vendo o sofrimento que ela provocou àquela familia que ele amava (João 11:34-35). Agora triste na verdade, é a morte para aqueles que não se prepararam para ela (Mateus 25:10), para estes a morte sempre chega de surpresa (Lucas 12:20), ao contrario dos justos, cujo a morte é “preciosa à vista do Senhor” (Salmos 116:15) pois significa a união definitiva destes com Ele.

Ainda que o corpo do homem tenha vindo do pó da terra e a ele deva tornar, o espírito pertence a Deus e deve satisfações a Ele (Eclesiastes 12:6-7). E neste momento serão bem-aventurados os que creram em Jesus, pois ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25-26). Na vida do cristão, a vitória sobre a morte já está determinada por Deus (1 Coríntios 15:54).

Para os que são justificados em Jesus, a morte é uma porta que dá acesso imediato ao paraiso de Cristo (Lucas 23:43). Quando o fiel perde este corpo, ele já tem para sí uma habitação eterna (2 Coríntios 5:1) preparada pessoalmente pelo seu Senhor (João 14:2).

O cristão nunca busca a própria morte, pois para ele “o viver é Cristo”, mas também não a teme, pois considera que “o morrer é ganho” (Filipenses 1:21) porque o leva para o seu Senhor (2 Coríntios 5:6-8). O cristão não teme a morte porque na verdade ele já morreu para o mundo, e diariamente ele declara assim: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20).


Vivendo Cristo, aguardando o momento de velo face a face.


Sidone Gouveia