segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Podemos mesmo confiar na Bíblia?



Podemos mesmo confiar na Bíblia?


"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:20-21).

Temos visto muitos surgindo com argumentos para tentar invalidar as escrituras, muitos buscando lançar descrédito sobre ela. Mas o fato é, será que o cristão pode realmente confiar na Bíblia Sagrada?  A própria Bíblia afirma, no versículo citado acima, que o seu conteúdo não é de autoria humana, mas inspirado pelo Espírito Santo. Neste caso, porém, provavelmente alguém vai dizer que o testemunho da própria Bíblia não é valido para garantir a sua autenticidade, vamos então pensar um pouco.
Imaginemos que estamos em um grande labirinto, muitas vezes é isto que esta vida nos parece, imaginemos que estamos neste labirinto desde que a nossa memoria se recorda, nunca vimos nada diferente. Ficamos pensando se há uma saída, ou mesmo se existe algo além do labirinto. Nas encruzilhadas do labirinto encontramos pessoas, cada um tem a sua opinião sobre o assunto. Um diz: Não há saída! Outro diz: Não existe nada além disto aqui! Outros apontam a saída para um lado ou para o outro. Mas você nota que entre os muitos que encontrou, mais de quarenta falaram a mesma coisa, lhe apontaram o mesmo rumo, e lhe deram também detalhes sobre o próprio labirinto que você já constatou serem verdadeiros. E agora? A palavra de quem você vai seguir? A dos mais de quarenta ou a de algum outro?
Muito bem! Você sabe onde está o testemunho dos mais de quarenta? Está na Bíblia. Enquanto, geralmente, o alicerce de todas as demais religiões foi escrito por um único homem, a Bíblia Sagrada teve mais de quarenta autores, ao longo de um período de aproximadamente 1300 anos e todos anunciaram o mesmo rumo para o ser humano, sem qualquer contradição.
E quanto aos ateus? E quanto aqueles que não creem em nada? O que dizer deles? Eles nem possuem uma verdade, eles nem sequer conhecem um caminho. Na verdade, parece que eles nem mesmo procuram um. Todo esforço inútil deles é para tentar roubar a certeza do coração daquele que a possui. A Bíblia os chama de loucos (Salmos 14:1).
O mundo espiritual é inegável. Qualquer ser humano com o mínimo de sensatez vai reconhecer que existe um mundo sobrenatural. Aquilo que é natural para nós, ou seja, tudo o que vemos é prova da existência do sobrenatural, pois a origem de tudo isto vem dele, "aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hebreus 11:3).
Uma vez que reconhecemos a existência do sobrenatural e de um Ser supremo que governa sobre ele, vamos pressupor que este Ser não deixaria suas criaturas sem uma orientação, sem um rumo a seguir. E Ele na verdade não deixou, está orientação está na Bíblia: "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." (Romanos 15:4) Muitas outras obras também reivindicam este papel de bússola divina para a humanidade, mas a confiabilidade da Bíblia é infinitamente superior a qualquer uma delas. Os quarenta se lembra?
Além de tudo o que dissemos, o cristão que tiver uma experiência pessoal com a Bíblia não terá nenhuma sombra de dúvida que ela é a verdade de Deus para o homem. A Bíblia não se limita a instruir sobre o porvir, sobre a vida eterna, sobre "além do labirinto". Na verdade a maioria das instruções da palavra de Deus são para esta nossa vida, e nisto poderemos verificar a sua tremenda eficácia. "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II Timóteo 3:16-17). Só a Bíblia é a verdadeira lâmpada para os nossos pés na caminhada desta vida, só ela é capaz de nos fazer novas criaturas em Deus, ainda aqui neste mundo!
Se você ainda não teve a sua vida transformada pela Bíblia sagrada, não perca tempo, mergulhe nela hoje mesmo, seja um ouvinte e um praticante da Palavra de Deus. Se você já passou por esta gloriosa experiência, não perca este tesouro, permaneça firme até o fim, só os que perseverarem receberão as promessas eternas.

Buscando conhecer e praticar a cada dia a Palavra do meu Deus, certo de que só ela é a verdadeira luz para o meu caminho.
Sidone Gouveia