sexta-feira, 19 de junho de 2015

Êxodo - curso bíblico - Introdução

Êxodo - curso bíblico - Introdução


  O livro de Êxodo é a continuidade da narrativa iniciada em Gênesis. Encontramos nele, portanto, a sequência da história do povo que Deus escolheu para ser o seu povo exclusivo e o prosseguimento do seu plano de redenção da humanidade através deste povo.
  O titulo do livro deriva da palavra grega exodos que significa “saída” ou “partida”, e foi empregado pela primeira vez na septuaginta, que é a tradução do antigo testamento para o grego.

  Em Êxodo vemos como o povo Hebreu foi oprimido no Egito, como o Senhor os libertou de lá com braço forte e os guiou no deserto rumo à terra prometida. O livro foi escrito para que tivéssemos o registro permanente dos atos redentores de Deus, pelos quais Israel foi liberto da escravidão e organizado como a sua nação escolhida. Bem como, para registrar a revelação escrita do pacto entre Deus e o seu povo.

Sobre o livro de Êxodo assinale a opção correta.

(  ) A- O livro de Êxodo é a continuidade da narrativa iniciada em Gênesis. Encontramos nele, portanto, a sequência da história do povo que Deus escolheu para ser o seu povo exclusivo e o prosseguimento do seu plano de redenção exclusivo para o povo de Israel.
 (  ) B- O titulo do livro de Êxodo deriva da palavra grega exodos que significa “chegada” ou “conquista”, e foi empregado pela primeira vez na septuaginta, que é a tradução do antigo testamento para o grego.
 (  ) C- Em Êxodo vemos como o povo Hebreu foi oprimido no Egito, como o Senhor os libertou de lá com braço forte e os guiou pelo paraíso rumo à terra prometida.
 (  ) D- O livro de Êxodo foi escrito para que tivéssemos o registro permanente dos atos redentores de Deus, pelos quais Israel foi liberto da escravidão e organizado como a sua nação escolhida. Bem como, para registrar a revelação escrita do pacto entre Deus e o seu povo.

Confira o gabarito de respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário