sexta-feira, 12 de junho de 2015

Israel desce para o Egito (Gênesis - curso bíblico-3c)

3c. Gênesis - curso bíblico - Israel desce para o Egito

  E nasceram a José dois filhos, chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. (41:50-52)
  O sonho de Faraó se cumpriu exatamente como José havia interpretado, primeiro houve sete anos de fartura, e depois começaram a vir os sete anos de fome. Como José havia armazenado alimentos, no Egito havia pão (41:53-54). Então Jacó enviou os seus filhos para comprar mantimento no Egito (42:1-2).
  Chegando os irmãos de José ao Egito inclinaram-se a ele, com o rosto em terra, pois José era o governador daquela terra; e era ele quem vendia a todo o povo da terra (42:6). Inicialmente os irmãos de José não o conheceram (42:8). Mas depois de prova-los ele se deu a conhecer a eles e ficaram pasmados diante da sua face (45:1-3).
  José perdoou a seus irmãos por tê-lo vendido como escravo e disse a eles que tudo foi um plano de Deus para conservação da linhagem de Israel (45:7-8).
  Então José disse a seus irmãos que fossem depressa buscar para o Egito a seu pai e a todos de sua casa para que ele os sustentasse porque ainda haveria cinco anos de fome e escassez (45:9-13). E também Faraó aprovou a atitude de José e lhe mandou dizer a seus irmãos que trouxessem a seu pai, e as suas famílias, pois ele lhes daria o melhor da terra do Egito (45:17-18).
  E assim foi Jacó para o Egito e no caminho Deus falou com ele: “E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.” (46:2-4). 

Sobre a descida de Israel para o Egito assinale a opção incorreta.

(  ) A- Conforme o sonho de Faraó que José havia interpretado, primeiro houve sete anos de fartura, e depois começaram a vir os sete anos de fome. Como José havia armazenado alimentos, no Egito havia pão. Então Jacó enviou os seus filhos para comprar mantimento no Egito.

(  ) B- Chegando os irmãos de José ao Egito inclinaram-se a ele, com o rosto em terra, pois José era o governador daquela terra; e era ele quem vendia a todo o povo da terra. José perdoou a seus irmãos por tê-lo vendido como escravo e disse a eles que tudo foi uma artimanha do inimigo para destruição da linhagem de Israel.

(  ) C- Então José disse a seus irmãos que fossem depressa buscar para o Egito a seu pai e a todos de sua casa para que ele os sustentasse porque ainda haveria cinco anos de fome e escassez. E também Faraó aprovou a atitude de José e lhe mandou dizer a seus irmãos que trouxessem a seu pai, e as suas famílias, pois ele lhes daria o melhor da terra do Egito.

(  ) D- E assim foi Jacó para o Egito e no caminho Deus falou com ele dizendo: “... não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir...”

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso


Nenhum comentário:

Postar um comentário