sexta-feira, 12 de junho de 2015

José no Egito (Gênesis - curso bíblico-3b)

3b. Gênesis - curso bíblico - José no Egito

  Certo dia José foi enviado por seu pai para ver como estavam seus irmãos no campo (37:13-14). Ao chegar José até eles, o intentavam matar por que lhe odiavam por causa dos seus sonhos (37:20). Judá, porém deu outra ideia, vender José a uma caravana de ismaelitas que ia passando, os demais aprovaram, então venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. (37:27-28)
  Para darem ao seu pai uma explicação pelo sumiço de José mataram um cabrito, e tingiram a túnica dele de sangue, para que Jacó acreditasse que José havia sido comido por uma fera (37:32-33). Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda (37:36). 
  O Senhor fez com que José fosse próspero na casa de seu senhor egípcio, o qual lhe pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha (39:2-4). E o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José (39:5).
  Porém, depois disto aconteceu que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, que se recusou a estar com ela e fugiu, ela então o caluniou perante o seu marido que acabou lançando José no cárcere (39:7-20). Mas até na prisão Deus abençoou a José e fez com que ele prosperasse de forma que o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali (39:21-23).
  Então foram presos o copeiro e o padeiro de Faraó e ficaram a cargo de José, numa noite ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, e José lhes deu a interpretação do sonho de cada um, o copeiro seria restituído ao seu cargo, o padeiro, porém seria morto, e dentro de três dias tudo se cumpriu como José havia dito (40:1-23). Dois anos depois disto Faraó também teve um sonho (41:1), que lhe deixou perturbado, e nenhum dos sábios e adivinhadores do Egito lhe conseguiram dar a interpretar daquele sonho (41:8). Foi ai então que o copeiro se lembrou de José e contou a Faraó como ele interpretou o seu sonho e o do padeiro na prisão. Então mandou Faraó chamar a José ( 41:9-14). Como José interpretou o sonho, Faraó o colocou como governador de toda a terra do Egito (41:25-46).

Sobre José no Egito assinale a opção correta.

(  ) A- Certo dia José foi enviado por seu pai para ver como estavam seus irmãos no campo. Ao chegar José até eles, coincidentemente, ia passando uma caravana de ismaelitas que seguiam para o Egito, como José tinha muito desejo de conhecer aquele país, pediu a seus irmãos para ir com aquela caravana. 
(  ) B- O Senhor fez com que José fosse próspero na casa de seu senhor egípcio, o qual lhe pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. O Senhor, porém, amaldiçoou a casa do egípcio por haver ele escravizado a José. 
(  ) C- Depois disto aconteceu que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, que acabou não resistindo e se deitando com ela, como o marido descobriu lançou José no cárcere. 
(  ) D- Na prisão foram presos o copeiro e o padeiro de Faraó e ficaram a cargo de José, numa noite ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, e José lhes deu a interpretação do sonho de cada um, o copeiro seria restituído ao seu cargo, o padeiro, porém seria morto. Foi assim que Deus preparou uma maneira para que depois de dois anos José fosse recebido por Faraó.

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário