sexta-feira, 19 de junho de 2015

O conselho de Jetro, Deus instrui ao seu povo (Êxodo - curso bíblico-3b)

3b. Êxodo - curso bíblico - O conselho de Jetro, Deus instrui ao seu povo.

  Jetro, o sogro de Moisés, ao visitar o arraial de Israel percebeu que Moisés estava se desgastando e ao mesmo tempo desgastando o povo, pois ele julgava sozinho as causas deles. Jetro então o aconselhou para que procurasse homens capazes, tementes a Deus e os colocassem como maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; para que julgassem todo o negócio pequeno entre eles, e apenas algum negócio grave, trariam a Moisés, assim eles levariam a carga juntamente com ele (18:13-22).
  No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai (19:1), e Israel ali se acampou em frente ao monte (19:2). Então o Senhor chamou a Moisés do monte, e lhe propôs um pacto para os filhos de Israel (19:3): Se eles diligentemente ouvissem a sua voz, seriam a sua propriedade peculiar dentre todos os povos (19:5). Moisés buscou a resposta do povo, e todos disseram a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos (19:8).
  Uma vez que o povo concordou em firmar o pacto com o Senhor, ele lhes deu os dez mandamentos (20:1-17). E o Senhor severamente advertiu o povo quanto ao pecado de idolatria (20:23), e lhes ordenou que fizessem um altar de terra para lhe sacrificar holocaustos e ofertas pacíficas (20:24).
  Nos capítulos 21, 22 e até o verso 19 do capitulo 23 encontramos varias instruções preventivas, as quais os filhos de Israel deveriam observar no seu relacionamento de uns para com os outros e também para com o Senhor seu Deus. Do verso 20 ao 33 do capitulo 23 o Senhor volta a fazer ao povo promessas concernentes à terra prometida. E no capitulo 24 ele ratifica o conserto com o seu povo. 

Sobre o conselho de Jetro e sobre as instruções de Deus ao seu povo assinale a opção correta.

(  ) A- Jetro, o sogro de Moisés, ao visitar o arraial de Israel percebeu que Moisés estava se desgastando sozinho, ao passo que beneficiava o povo, pois ele julgava sozinho as causas deles.
(  ) B- Quando os filhos de Israel chegaram ao deserto de Sinai o Senhor chamou a Moisés do monte, e lhe propôs um pacto para os filhos de Israel: Se eles diligentemente ouvissem a sua voz, seriam a sua propriedade peculiar dentre todos os povos.
(  ) C- Uma vez que o povo concordou em firmar o pacto com o Senhor, ele lhes deu os dez mandamentos. Mas não mencionou o Senhor, nada sobre o pecado de idolatria, pois não esperava tal atitude de seu povo.
(  ) D- Nos capítulos 21, 22 e até o verso 19 do capitulo 23 encontramos varias instruções preventivas, as quais os filhos de Israel deveriam observar no seu relacionamento para com o Senhor seu Deus. Porém, nada foi mencionado com relação ao relacionamento de uns para com os outros.

Confira o gabarito de respostas.

Acesse a estrutura geral do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário