sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os filhos de Jacó (Gênesis - curso bíblico-3a)

3a. Gênesis - curso bíblico - Os filhos de Jacó

  Ao regressar a Canaã, a casa de seus pais, o que Jacó mais temia era o encontro com seu irmão Esaú (33:1-3). Esaú, porém o recebeu bem: “...Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.” (33:4).
  Jacó então habitou na terra de Canaã com os seus filhos. Eram doze os filhos homens de Jacó: “Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom; Os filhos de Raquel: José e Benjamim; E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali; E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.” (35:23-26)
  Jacó, porém, tinha preferência por um de seus filhos: “E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.” (37:3)
  No entanto, esta preferência de Jacó por José provocou ódio em seus irmãos: “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” (37:4)
  Além disso, José costumava ter sonhos cujo significado indicava que ele dominaria sobre os seus irmãos. José contava estes sonhos a eles, por isso o odiavam ainda mais. (37:5)

Sobre os filhos de Jacó assinale a opção incorreta.

(  ) A- Jacó habitou na terra de Canaã com os seus filhos, e eram doze os filhos homens de Jacó.
(  ) B- Jacó tinha preferência por um de seus filhos, ele amava mais a José do que a todos os outros, porque era filho da sua velhice; e fez para ele uma túnica de várias cores.
(  ) C- A preferência de Jacó por José provocou ódio em seus irmãos. Além disso, José costumava ter sonhos cujo significado indicava que ele dominaria sobre eles. José lhes contava estes sonhos, por isso o odiavam ainda mais.
(  ) D- José e Benjamim eram filhos de Lia, a esposa predileta de Jacó.

Acesse o gabarito de respostas

Acesse a estrutura geral do curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário